quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dor no Coccyx-Coccyxalgia


By Marc Heller, DC, Adpatado e traduzido por Ricardo Sena e Goggle tradutor.

É um tema muito interessante este que vou descrever, a Coccyxalgia é um acomentimento não tão frequente, muito devido a falta de informação das pessoas que por muitas vezes passam meses e anos sofrendo deste mal, que por muitas vezes pode ser resolvido com poucos procedimentos de ajuste, resolvi escrever um pouco mais sobre o assunto, pois as dúvidas dos leitores deste blog bateram todos os recordes de questionamento. O coccyx é a estrutura final do eixo da coluna vertebral, normalmente poderá ocorrer dor nesta região comumente após quedas na posição sentada, "queda sobre as nádegas", isto poderá provocar deslocamento anterior ou mesmo laterais do coccyx, causando desconforto doloroso,pirnciplamente porque afeta a tensão dos ligamento sacrococcígeo, como o ligamento sacro-tuberal fig .1 ;e sacro-espinhal, fig. 2 ; e também irão causar aumento da tensão da duramater, portanto segundo aulguns autores Marc Heller, DC, em seu artigo THE COCCYX, muitas dores na região lombar, como por hernia de disco teria segundo o autor uma melhora substancial dos sintomas discais devido a diminuição da tensão da dura mater, se obviamente a lombalgia e ou ciática estiver também relacionada com o coccyx. "Liberar o cóccix pode fazer uma profunda diferença na tensão da dura-máter, afetando dor discogênica ou outros padrões de tensão crônica espinhal".

fig. 1 fig.2















Como podemos avaliar o cóccix?
. Precisamos chegar à ponta do cóccix. O melhor método que eu sei é que o paciente sentado, com o Fisioterapêuta se posicionando por trás e para o lado. O paciente deve estar com vestimenta adequada onde previamente você ja deve ter explicado.
Procedimento:
Calçando uma luva , com o paciente sentado inclinando para a frente, com a mão sensitiva apoiadas em seus ombros .
Como ele ou ela se inclina para frente, deslize o dedo indicador ou médio pela fenda glútea até chegar à ponta anterior do cóccix, então, o paciente sente-se ereta lentamente, o que irá trazer a ponta do cóccix para baixo sobre seu dedo. Se a ponta inferior do cóccix, não entra com seu dedo , puxe gentilmente posterior e superior com o dedo para encontrar esta estrutura. Você perceberá que a maioria dos homens têm um cóccix, curto e grosso, enquanto a maioria das mulheres têm um longo cóccix que vai mais longe anterior. Às vezes, é difícil chegar à parte mais anterior do cóccix, com seu dedo. Note-se que o cóccix tem vários segmentos, mas tratá-lo como se fosse um único osso.
Existem duas formas de corrigir o Coccix, uma externamente e menos eficaz e uma internamente indiscutivelmente mais eficaz.

PROCEDIMENTO EXTERNO
Como é que vamos corrigir o cóccix? Alguns procedimentos de enfatizar a liberação a junção sacrococcígea com um ajuste posterior para a anterior, na esperança de que isso irá trazer o cóccix-se mais posterior.Segundo o Autor este procedimento é pouco eficaz, eu particularmente nunca tentei este procedimento.da mesma forma que o autor do artigo ambém prefiro puxar a ponta do cóccix mais posterior. Para fazer isso, eu tenho que chegar à frente do cóccix. Isto pode geralmente ser feito com o paciente na posição sentada, conforme descrito no método de palpação acima, ou em decúbito lateral em posição fetal, ou mesmo em decúbito ventral com um travesseiro no abdomem.O procedimento deverá ser repetido de 3 a 5 vezes.Após o procedimento é salutar retestar a avalização para perceber se houve melhora da sensibilidade local.

PROCEDIMENTO INTERNO
Como é que vamos executar a correção interna? paciente deitado e em ambos os lados ou ventral com uma almofada sob a barriga. Calçado com luva e muito lubrificante Para iniciar a entrada do reto, é preciso estar ciente de que existem dois esfíncteres anal. Peça ao paciente para contrair o ânus, e como ele ou ela faz, aplique uma leve pressão do esfíncter anal externo (EAS), em seguida, pedir ao paciente para relaxar. Repetir a contrair e relaxar várias para passar dois esfíncteres (a interna é mais suave e maior). Outra maneira de fazer isso é com o paciente deitado lado. Paciente em deúbito lateral que tem puxado as pernas para cima em uma posição fetal, em seguida, endireitando as pernas para a correção.

Segundo o Autor do artigo e comuto com a mesma opinião em que tivemos bom rsultado com esta técnica, orientamos que o paciente faça no máximo 3 ajustes, se estes forem bem executados provavelmente obterá uma melhora exepcional. Em nossa conduta também utilizamos outros proceimento fisioterapêuticos tais como o Micro ondas no local , seguido de Crioterapia e eletroestimulação com corrente interferencial.


fonte:

The Coccyx
The coccyx revised: External and internal exam Correction procedures
Livro: Moderna terapia Manual-G.Grievy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário