domingo, 7 de novembro de 2010

ISSO É UMA VERGONHA - QUIROPRAXIA E O RISCO DE PARAPLEGIA

A quiropraxia é uma técnica sem nenhuma comprovação científica que envolve movimentos de alta velocidade para uma suposta correção de vértebras que se encontram "fora do lugar" (Ernst In: Expert Rev Neurother 7:1451-1452, 2007; Oppenheim et al. In: Spine J 5:660-666, 2005).

A evidência de sua efetividade não existe (Cassidy et al. In: Spine 33(4 suppl): S176-S183, 2008; Dupeyron et al. In: Ann Readapt Med Phys 46:33-40, 2003; Ernst et al. In: Expert Rev Neurother 7:1451-1452, 2007; Hurwitz et al. In: J Manipulative Physiol Ther 27:16-25, 2007; Thiel et al. In: Spine 32: 2375-2378, 2007).

Por outro lado, os riscos da prática desta técnica sem comprovação são reais, já tendo levado várias pessoas à morte e à paraplegia (Lopez-Gonzalez et all. Eur Spine J. 2010 Jun 16), e muitas séries de casos tem focado no risco da quiropraxia, especialmente na coluna cervical.

Mas por qual motivo muitas pessoas que se submetem à quiropraxia sentem melhora de suas dores?

Isto aí é outra coisa que deve ser esclarecida. Vamos lá...

As dores na coluna caminham, em geral, lado a lado com o fenômeno inflamatório, ou seja, se existe dor geralmente existe inflamação. Mas o fenômeno inflamatório faz parte de uma programação biológica que tem, por sua própria natureza, um início, um meio e um fim.

Desta forma, muitos pacientes que estão fazendo quiropraxia melhoram pelo avançar do processo natural de auto-controle da inflamação. Eles melhoram não por estarem fazendo a quiropraxia, melhoram pelo curso natural de resolução de um processo biológico já estabelecido.

Portanto, recorrer a uma técnica sem comprovação de efetividade e com riscos importantes de paraplegias e morte não é uma conduta inteligente.

Fica o aviso à população: NÃO SE SUBMETA A QUIROPRAXIA!

Fonte: http://www.centromedicodacoluna.com.br/destaques/blog/pagina-5


COMO FUNCIONA

Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia está hoje entre as três maiores profissões na área da saúde no mundo, junto com Medicina e Odontologia e é reconhecida e regulamentada nos países como: Estados Unidos (60 mil profissionais), Canadá, a maioria dos países da Europa, Austrália, Nova Zelândia, como também no México, Panamá, Bolívia e vários países da África. Milhares de pessoas em todo o mundo recebem os benefícios da Quiropraxia todos os dias, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida.

A HISTÓRIA DA QUIROPRAXIA

"Desenvolve conhecimento da coluna vertebral pois isso é a raiz da muitas doenças".
Hippócrates 460- 377 A.C

O Médico do futuro não vai receitar medicamentos, ele vai interessar e estimular o interesse dos seus pacientes no cuidado da estrutura humana e a causa e prevenção de doenças.
Thomas Edson

Cada paciente tem seu próprio médico dentro dele, ele apresenta sem saber a verdade, somos melhores quando damos a oportunidade do próprio médico dentro de nós funcionar.
Albert Schwertzer m.d

A Quiropraxia é a maior profissão natural na área da saúde no mundo. Hoje enquanto pensamos que Quiropraxia é uma ciência relativamente nova, vemos que a primeira evidência representando manipulação da coluna vertebral, foi descoberta em cavernas pré-históricas em Part be merd, França, do ano de 17500 A.C. Outras raças e culturas como os Chineses, Japoneses, Egípcios e Gregos também têm evidencias de manipulação da coluna vertebral. A Manipulação era grosseira e era passada de geração em geração.

Daniel David Palmer foi o descobridor do ajustamento articular específico. Nascido em Ontário, Canadá D. D Palmer é reconhecido com o Pai da Quiropraxia moderna. No dia 18 de setembro de 1895 D D Palmer realizou seu primeiro ajustamento articular no paciente Harvey Lilard que sofria de surdez há 17 anos. Seu sentido auditivo voltou e a Quiropraxia nasceu, nas próprias palavras de D D Palmer," isso não era nada acidental, pois estava cumprindo uma meta desejada e o resultado esperado foi obtido. "

B.J. Palmer foi fundamental no desenvolvimento da filosofia moderna, essa é a escola que praticamos hoje. Juntos fundaram a Instituição de Aprendizagem de Quiropraxia de Palmer em Davenport, Iowa, EUA. B.J. Palmer foi o primeiro presidente da Associação Internacional de Quiropraxistas em 1926 e ficou até sua morte em 1961.

QUIROPRAXIA HOJE

A Quiropraxia hoje tem quase 100.000 mil profissionais. O papel dos quiropraxistas é a detecção e correção subseqüente da disfunção articular, ou em outras palavras corrigir interferências que existem no sistema nervoso, resultante do desalinhamento nas vértebras da coluna. Esta correção é aplicável em qualquer paciente que mostre interferência no sistema nervoso com ou sem sintomas óbvios ou doenças.
A Quiropraxia cada vez mais vem sendo reconhecida por profissionais da área da saúde. Em 1990, a Assembléia de Pesquisa Médica, reportou os achados de um estudo no British Medical Jornal (Jornal de medicina Britânica) dizendo que o cuidado quiroprático é duas vezes mais eficaz que o cuidado médico ao tratar a dor nas costas com benefícios significantes a longo prazo.

A terceira maior profissão na área da saúde no mundo e com reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Quiropraxia é regulamentada e integrada aos sistemas nacionais de saúde em vários países como EUA e Canadá (onde 13% da população se cuida com a quiropraxia ). Australia, Inglaterra e Dinamarca, entre vários outros.

Acompanhando o esporte está presente nas olimpíadas, no tênis (Copa Davis), na ASP - Associação de Surfitas Profissionais, nas equipes Americana e Autraliana de natação. No Brasil atletas de elite como Robert Scheidt (6 vezes campeão mundial de Iatismo) e Vitor Belfort(campeão mundial de vale tudo) se cuidam regularmente para evitar lesões ou melhorar rápido, quando têm lesões.

A Quiropraxia está crescendo rápido mundialmente porque ela ajuda a evitar problemas previsiveis, minimizar a dor rápido, mantém a boa função da coluna e do corpo e economiza dinheiro com futuros problemas da saúde.

SEU CORPO
:: CRIANÇAS :: MULHERES :: ATLETAS :: TERCEIRA IDADE

O Instituto Internacional de Quiropraxia acredita que o sistema nervoso controla e coordena as funções do corpo, incluindo: células, tecidos, músculos, órgãos e sistemas. A Quiropraxia é a ciência, arte e filosofia de detectar e corrigir as interferências da capacidade natural de cura do corpo. Desde sua fundação, até hoje, mundialmente a Quiropraxia é a 3ª maior profissão na área da saúde. A eficiência da Quiropraxia continua sendo descoberta por pessoas em todas as fases da vida, desde a infância até a melhor idade, do trabalho até a pratica de esportes.

CRIANÇAS

Não importa a idade da pessoa, jovem ou velho, as vértebras da coluna podem estar desalinhadas ou desviadas, comprimindo nervos, causando disfunções e outras implicações sérias à saúde. Este processo chama-se "disfunção articular".

MULHERES

Muitas mulheres que procuram a Quiropraxia pela primeira vez, por problemas de coluna, ficam felizes com o alívio de dores menstruais e outros problemas ginecológicos, quando são corrigidas as disfunções nas vértebras. O funcionamento normal do sistema nervoso e coluna vertebral é essencial para a saúde do sistema reprodutivo.
Mulheres que só procuram o Quiropraxista quando sentem dores ou sintomas próprios da coluna vertebral estão se privando dos benefícios que a Quiropraxia pode oferecer para saúde.

ATLETAS

Tratamentos regulares de Quiropraxia podem fazer a diferença entre a primeira e a segunda colocação.
Muitos quiropraxistas, entre eles os do Instituto Internacional Quiropraxia, estão tratando de atletas de elite e equipes esportivas.

TERCEIRA IDADE

Por mais de um século, a Quiropraxia vem melhorando a qualidade de vida das pessoas da melhor idade. Pacientes acima de 65 anos correspondem a 15% das pessoas atendidas em consultório por quiropraxistas.

TRABALHO

Quem trabalha sentado como arquitetos, advogados, dentistas, contadores, digitadores, manicuras, ou outras profissões sentem os efeitos prejudiciais na coluna ou à saúde.
A Quiropraxia devolve o funcionamento normal da coluna comprometida pela má postura, ou outros esforços que as profissões exercem sobre nosso corpo.

SINTOMAS COMUNS

Em cada fase da vida o corpo faz exigências diferentes, veja os sintomas mais comuns.

O QUE TRATA A QUIROPRAXIA

LESÕES DISCAIS

Você está sentindo dor ou adormecimento na perna ou braços, possivelmente formigamento ou perda de força. A ressonância magnética confirma que você está com hérnia de disco. É o fim do mundo? NÃO!!!

Existem várias perguntas em sua mente agora, e o mais que você possa entender sobre hérnia de disco e o processo que a ocasione, mais fácil será para fazer decisões importantes em respeito ao tratamento da condição.

O que é um disco?

Os discos são como amortecedores feitos de uma substância gelatinosa e elástica que atua como tal, para separar duas vértebras e manter os buracos (as foraminas) entre as vértebras abertas e onde saem os nervos para todos os órgãos e membros do corpo, livre de compreensão. Os discos se encontram entre duas vértebras móveis. Assim estão colocadas umas sobre as outras, os discos atuando como amortecedores, separando as vértebras para permitir o livre movimento e flexibilidade da coluna vertebral. Cada disco está ancorado entre as vértebras por um sistema composto de milhares de fibras tão finas como pelos que formam os ligamentos que sustentam as vértebras em seu lugar e ajudam a manter sua força.

Qual a causa dos problemas discais?

Agudo ou crônico (degenerativo). A lesão aguda é normalmente a mais severa. Geralmente está pré-condicionada por músculos debilitados ou por mau uso prolongado de sua coluna vertebral. Também fatores como diferença no comprimento das pernas, movimentos repetitivos, vida sedentária, dormir ou sentar de maneira errada, etc. podem causar disfunções nas vértebras, e então, sobrecarregando várias estruturas como o disco. A lesão do disco pode ser originada por uma queda (por girar rapidamente), acidente de carro (trauma), por levantar coisas de forma inadequada, ou simplesmente pode ser a atividade repetitiva que cause a disfunção do disco e isto ser a última gota . Na fase aguda, pode produzir dor imediata, localizada ou irradiada até as extremidades. Normalmente está acompanhada por espasmos/ contraturas musculares, que podem alterar a forma de sua coluna. À isso denominamos antalgia. É uma reação normal do corpo, uma tentativa de fechar o movimento no local e então diminuir ou impossibilitar mais danos ao disco. Acontece em qualquer articulação do corpo quando está machucado. Por exemplo, na torção do joelho, todos os músculos da perna ficam rígidos para evitar o agravamento da torção.

Doenças discogênicas. São causadas por condições crônicas normalmente menos dolorosas que as agudas. Pode ser atribuído a um grande número de fatores como disfunções nas articulações (desvios), diferença no comprimento das pernas, má postura, hábitos incorretos ao fazer exercícios, obesidade crônica, má nutrição e envelhecimento. Problemas degenerativos do disco podem ser produzidos por microtraumas na coluna vertebral desde jovem. Sinais comuns que indicam degeneração do disco, dor discreta e localizada que pode crescer e intensificar durante meses ou anos, alteração da mobilidade e agilidade.

Em ambos os processos, no agudo e no degenerativo, a dor e outros sintomas podem ser causados por uma saída anormal do disco (anulos fibrosos) enfraquecendo, deixando a parte central ou (núcleos pulposos), sair lateralmente. Quando sair sem passar a margem do disco se chama protusão. Problemas podem começar quando sair mais, passando a parte lateral do disco, e isso se chama hérnia de disco .

Agora é importante entender que a hérnia de disco, dependendo em que direção sair, pode ou não causar sintomas ou dor. Isso depende se a raiz do nervo ou medula espinhal está sendo compressionada. Obviamente o processo que causa a hérnia de disco pode causar problemas e dor em outras estruturas também, então é possível ter hérnia de disco mas a causa da dor não ser a hérnia, dependendo de onde a hérnia sair.

Como a quiropraxia pode ajudar?

A Quiropraxia dedica-se ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações mecânicas (ou disfunções) do sistema músculo esquelético e seus efeitos sobre a função do sistema nervoso e da saúde de maneira geral. Sabemos que a hérnia de disco resulta de disfunção entre a vértebra, o disco e a vértebra adjacente. Por devolver a função normal à articulação, o quiropraxista consegue tirar a compressão do nervo, causada pela hérnia. Não é milagre e demora entre uma semana e vários meses. Tem alguns casos (poucos) que o paciente deve ser encaminhado para cirurgia porque não foi possível devolver a função da articulação, impossibilitando de remover compressão no nervo.

A hérnia de disco pode acontecer em qualquer disco da coluna vertebral, mas é mais comum na cervical ( principalmente C5,6;C6,7) ou lombar ( principalmente L 4,5; L5,5). No caso de lombar, o nervo ciático sai entre a última vértebra L5 e o sacro. Esse é o lugar mais freqüentemente sobrecarregado na vida cotidiana. Quando o nervo está compressionando, dor, adormecimento, formigamento, queimação e fraqueza podem ser sentidos em qualquer parte do caminho do nervo da perna. Apesar de ter a dor presente na perna; não faz sentido tratar a dor sentida com pomadas ou medicamentos para dor. É obvio que deve tirar a compressão do nervo na raiz, ao nível da lesão. A maioria dos pacientes na clínica apresentam este problema e o sucesso da Quiropraxia vem porque as manobras feitas pelo quiropraxista devolvem o movimento e a função normal à coluna e tiram a compressão do nervo causado pela hérnia de disco. Como a inflamação no local da hérnia é comum, o uso de antiinflamatórios (receitados pelos médicos) feito em conjunto com a Quiropraxia, adianta os resultados na maioria dos casos.

E depois do tratamento.

Degeneração óssea ou hérnia de disco são problemas geralmente permanentes, sendo que a estrutura da articulação ou disco mudou e não vai voltar ao estado original.

Por isso está recomendado, depois de diminuir a dor e sintomas associados com a hérnia, a continuar a manutenção de Quiropraxia para sempre manter o função o melhor possível e evitar o disco seja sobrecarregado de novo, possivelmente provocando a saída da hérnia ainda mais. Exercícios, alongamentos, mudanças na postura e hábito, emagrecimento, também estão recomendados em conjunto com a Quiropraxia.

Do mesmo modo que a revisão “enguice” esporádica do carro, vai deixá-lo funcionando bem, sem perigo que ele no meio da rua deixando você em situações adversas e não muito agradáveis, o cuidado contínuo da coluna vai deixar você ter uma vida normal, sem dor e sem medo de piorar o problema.

Ter hérnia de disco não é uma catástrofe! Com a Quiropraxia e bom senso, o paciente vai continuar com a vida normal, sem dor e sem agravar o problema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário