sábado, 2 de abril de 2011

Sistema Esquelético

O sistema esquelético é a nossa estrutura arquitetônica, é ele o principal que da nossas conformações, nossa estrutura, suporte e proteção. Sem nossos esqueletos seriamos igual a um saco com água, não teríamos forma, nossos órgãos iam estar vulneráveis a qualquer choque mecânico.
O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos.Nascemos com 300 ossos, mas quando chegamos à fase adulta estamos com 206, isso se da pela fusão das epífises ósseas; locais onde acontece o crescimento dos ossos longos, em outros casos acontece a fusão para formar um osso único, como é o caso do crânio.
Como função importante para o esqueleto pode apontar: proteção, sustentação e conformação do corpo, local de armazenamento de íons, sistema de alavancas, produção de células para o sangue. Como bom exemplo de cada um, temos a caixa torácica e o crânio que servem de proteção respectivamente para os pulmões e encéfalo; imagine o corpo sem osso, devia ser igual a um saco cheio de água, logo seria sem forma, os ossos dão conformação e sustentação; os ossos armazenam Ca e P esses íons são importantes na calcificação fetal, pela absorção destes elementos armazenados no organismo materno; os ossos permitem os deslocamentos do corpo pelos sistemas de alavancas e por fim a formação do sangue se da nos ossos, pela medula óssea.
Os ossos podem ser divididos em duas grandes porções. Uma mediana, formando o eixo do corpo, e composta pelos ossos da cabeça, pescoço e tronco: é o esqueleto axial, e outra formando os membros constitui o esqueleto apendicular( bizú de prova, quando pensar nesse nome, lembre de pêndulos, os braços ficam pêndulos, e logo lembre de MMSS ou MMII). A união entre essas duas porções se faz por meio de cinturas: escapular (ou torácica, constituída pela escápula e clavícula) e pélvica, constituída pelos ossos do quadril.

Quanto a sua forma os ossos podem ser classificados em:
- Ossos longos: Tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. Eles são um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência. O osso um pouco encurvado absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição do mesmo. Os ossos longos têm suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas epífises. Exemplo: Fêmur.

- Ossos Curtos: São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto.
Exemplo: Ossos do Carpo.

- Ossos Planos: São ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considerável proteção e geram grandes áreas para inserção de músculos. Exemplo: Frontal, Parietal, Ilíaco, Escápula.

- Ossos Alongados: São ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central. Exemplo: Costelas

- Ossos Pneumáticos: Sãos ossos ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume. Exemplo: Esfenóide

- Ossos Irregulares: Apresentam formas complexas e não podem ser agrupados em nenhuma das categorias prévias. Eles têm quantidades variáveis de osso esponjoso e de osso compacto. Exemplo: Vértebras

- Ossos Sesamóides: Estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e plantas. Eles podem variar de tamanho e número, de pessoa para pessoa, não são sempre completamente ossificados, normalmente, medem apenas alguns milímetros de diâmetro. Exceções notáveis são as duas patelas, que são grandes ossos sesamóides, presentes em quase todos os seres humanos.
- Ossos Suturais: São pequenos ossos localizados dentro de articulações, chamadas de suturas, entre alguns ossos do crânio. Seu número varia muito de pessoa para pessoa.

Microscopicamente o tecido ósseo distingue a substância óssea compacta e a esponjosa. Os elementos constituintes são os mesmos, porem eles se dispõem diferentemente conforme o tipo e função considerado e o seu aspecto macroscópico também difere. Na substância óssea compacta, as lamínulas de tecido ósseo encontram-se fortemente unidas umas às outras pelas suas faces, sem que haja espaço livre interposto. Por essa razão, este tipo é mais denso e rígido. Na substância óssea esponjosa as lamínulas ósseas, mais irregulares em forma e tamanho, se arranjam de forma a deixar entre si espaços ou lacunas que se comunicam umas as outras. O osso compacto fornece força para sustentar o peso enquanto os esponjosos amortecem peso pelo seu sistema trabécula.

Os ossos apresentam na sua superfície, depressões, saliências e aberturas que constituem elementos descritivos para seu estudo. As saliências servem para articular os ossos entre si ou para a fixação de músculos, ligamentos, cartilagens etc. As superfícies que se destinam à articulação com outra peça esquelética são ditas articulares; são lisas e revestidas de cartilagem, comumente hialina. Entre as saliências reconhecem-se: cabeças, côndilos, cristas, eminências, tubérculos, tuberosidades, processos, linhas, espinhas, trócleas etc. As depressões podem, como as saliências, ser articulares ou não, e entre elas citam-se as fossas, fossetas, impressões, sulcos, recessos, etc. Entre as aberturas, em geral destinados á passagem de nervos ou vasos, encontram-se os forames, meatos, óstios, poros, etc.

No vivente e no cadáver o osso se encontra sempre revestido por delicada membrana conjuntiva, com exceção das superfícies articulares o periósteo. O Periósteo é uma membrana de tecido conjuntivo denso, muito fibroso, que reveste a superfície externa da diáfise, fixando-se firmemente a toda a superfície externa do osso. A camada fibrosa mais externa do periósteo é composta de um denso tecido conectivo irregular contendo vasos sanguíneos, linfáticos, e nervos que passam dentro do osso. Protege o osso e serve como ponto de fixação para os músculos e contém os vasos sangüíneos que nutrem o osso subjacente.

O Endósteo se encontra no interior da cavidade medular do osso, revestido por tecido conjuntivo.


Os ossos, seja devido á sua função hemopoiética, seja pelo fato de se apresentarem com o desenvolvimento lento e continuo, são altamente vascularizados. As artérias do periósteo penetram no osso, irrigando-o e distribuindo-se na medula óssea. Por esta razão, desprovido do seu periósteo o osso deixa de ser nutrido e morre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário