quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O que é PILATES ?


  • O que exatamente é Pilates?

  • Pilates é um sistema com mais de 500 exercícios que trabalham mente e corpo. É uma mistura balanceada com treino de força e flexibilidade que melhora a postura, reduz o stress, alonga e tonifica a musculatura sem exageros.
    Pilates trabalha vários grupos musculares simultâneamente através de movimentos suaves e continuos, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do CORE (abdômen, coluna e região pélvica, também chamado de “powerhouse”).
    O foco é na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, o que faz o praticante sentir-se revigorado, ao invés de exausto após uma prática. Pilates tem um apelo no equilibrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado, e o corpo trabalha de forma mais eficiente e holistica nos esportes e nas atividades de seu dia a dia. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo ou em equipamentos específicos, como o “Reformer”, “Cadillac” e “Ladder Barrel”.


  • Quais os benefícios do Pilates?

  • Praticando regularmente os exercícios de Pilates você pode:
    • Alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros
    • Definir a musculatura abdominal mais profunda e melhorar o CORE
    • Trabalhar a percepção do corpo e mente
    • Padrões eficientes de movimentos deixando o corpo menos vulnerável a lesões
    • Reduzir o “stress”, aliviar as tensões, ganho de energia
    • Restaurar o alinhamento postural
    • Deixar sua coluna mais forte e flexível
    • Recuperação de lesões
    • Melhorar a área de movimento das articulações
    • Melhora a circulação sangüínea
    • Aumento da coordenação neuromuscular
    • Oferece alívio das dores nas costas e stress das articulações
    • Corrige sobre-carga dos grupos musculares que podem levar ao stress e alguma lesão
    • Melhora da mobilidade, agilidade e vigor
    • Complemento para treino esportivo e desenvolvimento funcional para a atividade diária
    • Melhora o visual de seu corpo, assim como sua auto-estima





  • O Pilates é apenas mais uma moda passageira?

  • Esta parece ser uma pergunta estranha de um método de exercícios que foi inventado a um século atrás e tem seguidores de muitas décadas.
    A resposta para a pergunta é simples: não. E a razão é mais simples ainda: porque realmente funciona.
    Joseph Pilates sempre disse que seu método estava 50 anos a frente de seu tempo. O crescimento e popularidade atual do Pilates é a base para sustentar sua teoria.




  • Quantas vezes por semana é o ideal para a prática de Pilates?

  • Os especialistas orientam que deve ser praticado, no mínimo, 2 vezes por semana para que o corpo se condicione com os movimentos, trazendo os benefícios esperados.
    A frequência vai depender do objetivo que se quer alcançar. Diferente da musculação, onde o corpo precisa de um descanso para responder aos estímulos, o pilates pode até ser praticado diariamente. Sempre, é claro, com a orientação de um profissional que irá determinar o melhor treinamento para cada indivíduo e situação.


  • Posso praticar Pilates em casa?

  • A prática de Pilates deve ser orientada por um instrutor que acompanhará o aluno, cuidando da sua postura e respiração. Existem exercícios simples que podem ser realizados em casa, mas apenas por pessoas que já tiveram muitas horas de aula e que já tomaram a consciência corporal trabalhada pelo Pilates. Se você está iniciando a prática, nem pense em fazer sozinho, pois os exercícios mal executados podem causar danos ao seu corpo.


  • Pilates emagrece?

  • O emagrecimento não decorre exclusivamente da prática de Pilates, mas de uma combinação de fatores. Também depende do tipo de corpo do aluno, do nível de esforço e dos tipos de exercícios trabalhados durante a aula. No entanto, ele não é um exercício aeróbico.
    Como o Pilates cria massa muscular magra, isso colabora para aumentar o seu potencial de queima calórica, além de tonificar e alinhar o corpo.
    Quando praticado corretamente, o Pilates promove uma respiração profunda e eficiente, o que é essencial para a queima de calorias e a regeneração de tecidos. Portanto, a prática frequente de Pilates colabora significativamente para o emagrecimento, mas não emagrece sozinha.


  • Gestantes podem praticar Pilates?

  • Uma gestante saudável, com a liberação de seu médico pode praticar Pilates. A preocupação deve estar em procurar um instrutor experiente com gestantes, pois para cada mês de gestação existem cuidados a se tomar. Então, lembre-se: antes de praticar, pergunte ao seu médico se você está liberada e encontre um professor com experiência com a prática de Pilates para gestantes.


  • Pilates melhora a coluna?

  • O método Pilates é usado tanto por educadores físicos, quanto por fisioterapeutas em tratamentos de reabilitação postural. Os exercícios alongam, aumentam a flexibilidade e realinham o corpo, melhorando a postura e eventuais dores de coluna.
    Mas atenção: para casos de patologias de coluna antes de fazer qualquer exercício, deve-se buscar a orientação de um médico especialista. E ao iniciar uma aula de Pilates, o instrutor deve fazer uma avaliação física para entender os problemas e as limitações do paciente/aluno e assim, aplicar os exercícios mais adequados de acordo com a avaliação de cada pessoa.


  • Pilates me deixa mais disposto?

  • O Pilates trabalha corpo e mente, com ênfase na respiração e consciência corporal, promovendo assim, o bem estar físico e mental.




  • Comecei a fazer pilates, em quanto tempo vejo a diferença em meu corpo?

  • Para responder a esta pergunta é preciso avaliar a intensidade do treino, a frequência semanal das aulas e o tipo de corpo da pessoa. Cada metabolismo reage diferente. Uns respondem mais rápido ao treino e outros demoram um pouco mais. Os resultados também dependem da alimentação da pessoa. Mas em média, levando em consideração 2 aulas por semana, com duração de 1 hora cada, pode-se observar diferenças a partir da décima aula. Lembramos que as primeiras diferenças nem sempre são estéticas, mas abrangem principalmente o alongamento, a postura corporal e qualidade de vida!

    Pilates X Adolescentes

    A prática de Pilates na adolescência combina exercícios que fortalecem e equilibram a musculatura de todo o corpo, ajudando a prevenir e eliminar dores características desta fase do crescimento. Nesta fase o crescimento rápido dos ossos não é acompanhado pelo crescimento dos músculos e tendões, o que ocasiona desequilíbrios posturais devido ao encurtamento muscular, que podem causar dor. É nesta fase que devemos estar atentos ao surgimento de escolioses e outros desvios posturais, e onde devemos intervir imediatamente.

    Minha aluna Mariana


    Os exercícios de pilates para os adolescentes enfatizam a precisão e a qualidade na execução dos movimentos sem sobrecargas indesejadas, logo se observa a melhora do alongamento, da flexibilidade e da postura. A prática do Pilates desde cedo, cria consciência e cuidado com o corpo, despertando sensações de bem estar e saúde que se leva para a vida toda.

    Essa e minha aluna Mariana um exemplo de melhora na sua postura, na concentração e a na consciência corporal.

    Como benefício adicional, o aluno aperfeiçoa sua coordenação motora, se a mesma não foi bem trabalhada em sua infância, e consegue melhorar sua concentração e a consciência corporal, que são afetadas nesta fase de turbilhão de hormônios. Mas também existem adolescentes que encontram no pilates a oportunidade de aperfeiçoar sua técnica como alunas bailarinas, nadadores, ciclistas, … ou recuperando-se de lesões por exemplo e conhecendo o lado da reabilitação.

    Outro aspecto que vivenciamos ao acompanhar o trabalho com o adolescente é a melhora na auto-estima, pois as práticas possibilitam que o jovem sinta um domínio maior sobre seu corpo, vivencie melhoras físicas e, psicologicamente, permite maior afirmação perante o meio social. Ele gosta das transformações e isso pode revolucionar positivamente a fase que está vivendo, incorporando confiança à sua rotina. E como o trabalho é individual, um bom relacionamento entre instrutor e cliente resulta num treino específico com o devido estímulo e desafios além da avaliação periódica, pois a evolução ocorre de maneira muito rápida. É importante que o instrutor esteja ciente do seu papel e dos procedimentos que devem ser seguidos para o bom andamento do trabalho e quem sabe um bate papo com o aluno seja interessante para conhecermos os gostos do aluno, entendermos suas preferências, inclusive sobre os aparelhos, acessórios e exercícios, e tentar proporcionar um ambiente agradável, que os deixe confortáveis.

    Numa pesquisa pela internet, não encontramos dados sobre projetos que utilizam Pilates em colégios no Brasil, mas nos EUA, por exemplo, encontramos projetos orientados à superação do sedentarismo e à educação postural, como uma disciplina curricular adicional. Um dos projetos, chamado Adolescentes Ativos, é realizado na Sierra Middle School (rede de colégios localizados em vários estados), e usa o Pilates como uma ferramenta que estimula a prática junto com uma alimentação saudável, de maneira que o adolescente seja um propagador de hábitos saudáveis em casa e entre os amigos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário