terça-feira, 3 de abril de 2012

Descrição e mecanismo de ação

Descrição e mecanismo de ação

O Óxido Nítrico (NO), inicialmente identificado pelo Dr. Salvador Moncada e posteriormente objeto do Prémio Nobel da Medicina em 1998, é produzido pela maior parte das células dos nervos, músculos, ossos, glóbulos vermelhos e endotélio que reveste a superfície interna dos vasos sanguíneos. O NO tem como importante função dilatar os vasos sanguíneos e é fundamental na regulação de orgãos e tecidos. O fluxo de sangue transporta oxigênio, nutrientes e vitaminas, essenciais ao crescimento dos tecidos. Se diminuir, como acontece na diabetes, os tecidos moles e os orgãos sofrem alterações, há perca de sensação e de equilíbrio. As feridas proliferam e são por vezes muito difíceis de curar a menos que o fluxo empobrecido de sangue seja restaurado.

anodyne

A Terapia Anodyne é um método relativamente recente baseado na geração de ON por meio de um raio infravermelho de luz, produzida por um raio infravermelho monocromático, a um comprimento de onda de 890nm, patentada por Anodyne LLC, Tampa, USA. O raio e disparado, nao à distancia, mas em contato com a pele, pelo que a penetração é de 5cm de profundidade, fornecida por almofadas com diodos emissores de luz (LEDs) de 22.5cm2, com melhor aproveitamento que um raio disparado à distancia. O efeito é a liberatação do ON retido nas ligações enzimáticas da Hemoglobina e das células endoteliais.

O uso da energia infra-vermelha da Terapia Anodyne tem como efeito primário a liberação do NO dos glóbulos vermelhos do sangue. Os fótons infravermelhos transferem a sua energia cinética às ligações químicas que sustêm o NO aos átomos de enxofre (S), em alguns dos aminoácidos da hemoglobina. Quando essa ligação se quebra, o NO fica livre para se difundir pelas células do músculo liso que envolve os vasos sanguíneos. Dentro das células do músculo liso, o NO se liga e ativa a ciclase do guanilato da enzima. A formação subsequente de cGMP permite a fosforilação das proteínas do músculo. Quando as proteínas das células do músculo liso, que formam a parede externa do vaso sanguíneo são fosforiladas, o vaso sanguíneo relaxa, o diâmetro aumenta melhorando o fluxo de sangue no local e melhorando também o alimento de todas as células na região.

Vasodilatação, angiogênese, neurotransmissão, efeito analgésico. O Óxido Nítrico libertado pela Terapia Anodyne constitui fator determinante na restauração do fluxo de sangue e da sensibilidade, na reversão da dor, cura das feridas e úlceras ou reversão da necrose. O NO também se difunde aos nervos onde exerce um efeito analgésico ao mediar a morfina e outros opiáceos A melhoria da entrada de oxigénio reduz a dor isquémica. O NO é igualmente necessário à proliferação das células. Incluímos aqui o músculo e a pele e, principalmente, os novos vasos sanguíneos. O NO é o responsável pela angiogenese do factor de crescimento vascular endotelial.

Portanto, dispositivos da área da saúde que utilizam a energia infravermelha, como o é a Terapia Anodyne, estimulam a libertação do NO no local do tratamento de tal forma que reduzem a dor, saram feridas, melhoram a circulação e a qualidade de vida dos pacientes cujo fluxo de sangue era anteriormente anormalmente baixo. Sarar feridas e úlceras e reverter as amputações é muitas vezes possível.

Colaboração: Rebelo, JC e Burke, T. 8 Congresso Português de Diabetes. Vilamoura, Portugal, 27/02 a 01/03/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário