quarta-feira, 23 de março de 2011

Cientistas dos EUA criam técnica para preencher próteses com pele

Ponto de encontro do implante com osso é revestido por células epiteliais.
Procedimento ainda não foi testado em humanos.

Do G1, em São Paulo

Prótese pele 1 (Foto: Laboratório Thomas Webster / Universidade Brown)

À esquerda, nanotubos de titânio são 'colonizados'
pelas células da pele, vistas à direita da imagem
(Foto: Thomas Webster / Universidade Brown)

Pesquisadores da Universidade Brown, nos Estados Unidos, criaram uma técnica "in vitro" para preencher partes de próteses para membros como braços e pernas com células da pele. Os procedimentos podem impedir, no futuro, a entrada de bactérias no corpo de pacientes amputados.

Com um feixe de elétrons lançado no ponto de encontro do implante com o osso, os pesquisadores criaram um revestimento de titânio de 20 nanômetros (um nanômetro é igual a um metro dividido em um bilhão de partes) em formato rugoso, que imita os contornos naturais da pele.

Este formato faz com o corpo seja "enganado" pela prótese e comece a povoar a região com queratinócitos, células que formam a pele dos humanos e são responsáveis pela produção de queratina.

A infecção de pessoas com braços e pernas artificiais por micro-organismos costuma acontecer exatamente no ponto de contato entre a prótese e os tecidos naturais do corpo. Segundo Thomas Webster, professor de engenharia e ortopedia na universidade e coordenador do estudo, o procedimento impede completamente a presença de bactérias já que não há espaço por onde elas possam penetrar.

Prótese pele 2 (Foto: Mike Cohea / Universidade Brown)
Thomas Webster, da Universidade Brown, nos EUA

(Foto: Mike Cohea / Universidade Brown)

Os avanços dos cientistas foram divulgados na publicação científica "Journal of Biomedical Materiais Research A".

A pesquisa foi feita com testes de laboratório feitos "in vitro". Os resultados obtidos mostram que dentro de apenas 5 dias, a densidade de células da pele na superfície do implante dobrou. O número de queratinócitos aumentou tanto que a ligação entre o implante e o osso ficou completamente revestido por uma camada de pele impermeável.

O próximo passo é iniciar os estudos com animais para, no futuro, testar o método em humanos. Mas, para webster, a fase clínica ainda deve demorar alguns anos para começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário