segunda-feira, 18 de junho de 2012

Miótomos, memorize dançando o novo Hit do carnaval: A Dança dos Miótomos


Saudações Fisionautas,

Há pouco mais de um ano atrás eu escrevi uma postagem sobre os dermátomos do corpo humano. Na época, a minha intenção era escrever logo em seguida uma postagem sobre os miótomos. Mas fui deixando pra depois e acabei nunca escrevendo (#^_^#).
Pois é galera, nunca é tarde demais para se arrepender e cá estou eu apresentando a continuação da postagem e com uma novidade: memorize os miótomos em ritmo de carnaval ! Isso mesmo! Vai ser o novo Hit do verão!
A dança dos miótomos!
Mas antes que tal relembrar um pouco de Neuroanatomia:
Aprendemos que os nervos espinhais são formados a partir das raízes nervosas posteriores (sensitivas) e anteriores (motoras). Um Bizu para nunca esquecer qual é qual, é lembrar que o motor do carro fica localizado na parte anterior; então a raiz anterior é a raiz motora ! ! ! !
Pois bem, um miótomo é justamente o conjunto de músculos que recebe inervação de um mesmo par de raízes motoras.
Cada raiz motora tem seu músculo indicador próprio, de modo que a lesão da raiz pode ser diagnosticada pela redução da força muscular, diminuição dos reflexos tendíneos (quando for possível avaliar) ou pelo exame de eletroneuromiografia.
A avaliação dos miótomos é feita por meio do exame de força muscular, o chato é que você precisa saber qual músculo corresponde a qual raiz. Para isso ajuda memorizar as tabelas abaixo.

Miótomos do Membro Superior
Miótomos do Membro Inferior

ou...
Aprender a dança dos Miótomos!!!!!!
Enquanto eu estava pesquisando para escrever esta postagem me deparei com uma série de vídeos no youtube com coreografias que servem pra memorizar os miótomos. Achei a idéia muito legal, o único problema é que as coreografias são meio chatas... sabe como é né, assistir gringo dançando é uma coisa meio vergonha alheia ( exceto a Beyoncé, é claro)  !!! (#*.*#) !!! .
Assim, aproveitando o carnaval, resolvi além de divulgar os videos com a dança dos miótomos, também lançar o primeiro concurso cultural do Guia do Fisioterapeuta! Faça você mesma sua dança dos miótomos!














AGORA VOCÊS VÃO VER QUE NADA É TÃO RUIM QUE NÃO POSSA PIORAR...
... E PIORAR E PIORAR!!!! ESSAS AQUI PELO MENOS TIVERAM O BOM SENSO DE ESCONDER O ROSTO HAHAHAHAHAHA!!!!!
É isso mesmo galera, tenho certeza que o gingado brasileiro vai deixar esta dança dos miótomos legal. Escolham bem a trilha sonora, criem sua coreografia, postem no youtube e deixem o link nos comentários desta postagem para eu poder compartilhar com os outros leitores.  Vocês estarão ajudando um monte de estudantes a memorizar os miótomos de um jeito divertido.
 
Fonte: fisioterapiahumberto.blogspot.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário