A Fisioterapia se abastece de várias técnicas mecânicas e manuais que permitem tratar o paciente que apresenta dores ocasionadas por disfunções biomecânicas e/ou neurofisiológicas. É importante salientar que o tratamento deve ser direcionado para solucionar as causas dessas disfunções, não só os sintomas.
Para realizar intervenções fisioterapêuticas, é necessário perceber o homem como um ser global, com aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais. Deve-se considerar as situações em que se encontra o indivíduo: como ele vive, trabalha, se mostra diante da sociedade e, inclusive, como ele dorme.
A Reeducação Postural Global - RPG® utiliza-se da globalidade como ferramenta principal, associada aos princípios da individualidade e da causalidade, considerando o paciente uma unidade funcional, identificando não apenas os sintomas, mas as causas dos problemas morfológicos e funcionais.
Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard, a RPG®, no Brasil, é uma técnica realizada somente por fisioterapeutas, desde o ano de 1999.
“A RPG se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia: problemas morfológicos, articulares, neurológicos, traumáticos, respiratórios e esportivos. Os tratamentos são individuais e duram cerca de uma hora. Para a prevenção e a manutenção, pode-se praticá-la em autoposturas.” (Fonte:http://www.rpgsouchardinst.com.br/rpg/index.html)
O fisioterapeuta trabalha com o paciente individualmente e, a cada atendimento, são escolhidas posturas específicas a serem trabalhadas, de acordo com as suas necessidades.
Além disso, a RPG® a flexibilidade e o realinhamento da coluna vertebral através de alongamentos das cadeias musculares, promovendo inúmeros benefícios para os idosos, adolescentes, atletas e praticantes de atividades físicas.
É indicada para tratamento de diversas condições patológicas, tais como: pés planos ou cavos, joelhos valgos ou varos, escolioses, hiperlordoses, hipercifoses, torcicolos, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, hérnia de disco, labirintite, artrite, artrose, bursite, tendinite etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário