quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Via neural dos "trigger points"

Transcrevo a definição de Simons, Travell e Simons, que o ponto gatilho miofascial é "o local hiperirritável no músculo esquelético associado a um nódulo palpável hipersensível em uma faixa tensa. O local é sensível quando pressionado e pode elevar a dor referida característica, disfunção motora e fenômenos autonômicos...".

Fenômenos autonômicos incluindo sudorese localizada, vasoconstrição ou vasodilatação e atividade pilomotora podem ser observados ao se tratar os pontos-gatilho. Pontos-gatilho localizados na cabeça podem levar à ocorrência de lacrimejamento, coriza nasal e salivação.


Um grande desafio do profissional que se presta à atenção dos distúrbios neurovegetativos é compreender como os desequilíbrios autonômicos interferem ou podem se relacionar com os pontos-gatilho. Os reflexos envolvidos são normalmente bidirecionais, como o viscero-cutâneo / cutâneo-visceral.

As relações segmentares de tais músculos com as funções viscerais devem ser adequadamente apreciadas nas intervenções de Fisioterapia Neural.

Leitura recomendada: Dommerholt, J., Huijbregts, P. Myofascial Trigger Points: Pathophysiology and Evidence-Informed Diagnosis and Management. Jones & Bartlett Publishers, Sudbury, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário