segunda-feira, 4 de junho de 2012

O Sistema de Flexão Distração


O Sistema de Flexão Distração (SFD) surgiu por volta de 1900, quando um Osteopata americano realizou alterações nos sistemas de tração. 
A tração mantida, usada até então é muito mais antiga que o SFD, com relatos de 3.000AC, sendo realizada das mais diferentes formas (cavalos, roldanas etc).
Mais tarde o quiropata James Cox, foi o primeiro a estudar o sistema e o modificar. Mais recente o Osteopata Eckard, que criou mais recursos, sendo as modificações realizadas por ele utilizadas até os dias atuais.
O paciente permanece deitado durante o tratamento, a mesa é capaz de ser ajustada à posição antálgica para que o tratamento seja completamente indolor. Inicia-se a flexão-distração por 5 minutos e este tempo vai se estendendo à medida que evoluir o tratamento chegando a 15 minutos. 
Hoje o sistema de Flexão-distração é sem sombras de dúvidas, um dos mais eficientes sistemas para tratamento de patologias lombares, dentre elas a hérnia discal, artrose, espondilolisteses, discartroses e mais alguns tipos de lombalgias. 
Nesta mesa, aplica-se uma força de descompressão associada à flexão da coluna vertebral exatamente no nível a ser tratado. Entre os efeitos desta técnica estão: 
* O espaço do disco posterior aumenta em altura; 
* A flexão diminui a protrusão do disco e reduz a estenose; 
* A flexão alonga o ligamento amarelo para reduzir a estenose; 
* A flexão abre o canal vertebral em 2mm (16%) ou 3,5 mm à 6mm; 
* A flexão aumenta a nutrição e o transporte de metabólitos para o disco; 
* A flexão abre as articulações apofisárias e reduz a tensão no disco posterior; 
* A pressão intradisco cai sob a tração para menos de 100mmHg. 
Na extensão o núcleo projeta-se anteriormente reduzindo a protusão aumentando o canal vertebral; Abertura dos forames intervertebrais, dando espaço para o nervo e gânglios da raiz dorsal; Diminuição do edema local; Diminuição da dor por ativação do sistema de comportas. 
Recente pesquisa publicada na revista BMC Musculoskeletal Disorders mostrou que 76% dos pacientes com hérnia de disco melhoraram dos sintomas. E que, dos 57 pacientes envolvidos na pesquisa, apenas 2 tiveram que passar por cirurgia. 
Em estudos publicados nas revistas Reomatology International Journal e Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy concluíram que a flexão-distração ajuda a melhorar os sintomas produzidos por discos herniados.
Em um trabalho mais recente realizado com o SFD pelo Osteopata Frances François Ricard, com mais de 700 pacientes ele obteve resultados positivos em mais de 85% dos casos, e em algumas hérnias pósteros mediais o índice de melhora superou 97%.
O SDF associado a recursos manuais especializados (como a Osteopatia) e o trabalho da musculatura estabilizadora da coluna (abdominal oblíquo e multífidos) apresenta resultados positivos em aproximadamente 90% dos casos de hérnias discais lombares, resultados superiores a intervenções cirúrgicas, principalmente se considerarmos os resultados a longo prazo.
Em Três Corações a Clinica de Fisioterapia São José, trouxe com exclusividade esse recurso.

Um comentário:

  1. Já temos no Brasil uma maca de flexao e distração de qualidade até superior que as importadas e com um preço bem mais barato.
    O site do fabricante é www.techmec.com.br

    ResponderExcluir