sábado, 2 de abril de 2011

Historia da Fisioterapia


Ta bom galera, depois de falar a minha linda e comovente historia de como eu me tornei um estudante e futuro profissional, eu vou falar de outra historia, uma historia que vem há séculos.
Como nasceu a Fisioterapia? Será que a velha cegonha ao ver uma pessoa claudicando, trouxe-a numa trouxa de pano e jogou uma linda mulher toda de branco pra ajudar aquela pessoa, eu acho que não!
Quando entrei na faculdade me deparei uma cadeira chamada: Fundamentos e Historia da Fisioterapia, agente começava a estudar toda a “fisioterapiogênese “(vamos chamar assim, se o nascimento do sistema nervoso se chama neurogênese, o da fisioterapia deve ser assim), mas nos decorrer dos anos, agente aprende tanta origem, inserção, inervação, inspira-expira, sístole, diástole, canais de sódio e potássio e acaba esquecendo não é ?!.
È uma história muito longo, é mais antiga do que agente pensa, muitas pessoas pensam que a Fisioterapia começou nas guerras mundiais. Mas é maiissssss antiga ainda do que pensamos.
Começou quando havia um preocupação em eliminar as doenças através a utilização de agentes físicos (Sol, luz,calor,água e eletricidade), massagens e exercícios físicos. Segundo Shestack (1979), "Os médicos na Antiguidade conheciam os agentes físicos e os empregavam em terapia. Já utilizavam a eletroterapia, sob a forma de choques com um peixe elétrico, no tratamento de certas doenças".
Fonte: http://www.profala.com/artfisio20.htm
Na antigüidade, período compreendido entre 4.000 a.C. e 395 d.C. havia uma forte preocupação com as pessoas que apresentavam as chamadas "diferenças incomodas"; este termo era então
utilizado para abranger o que na época era considerado de "doença". Havia uma preocupação em eliminar essas "diferenças incomodas "através de recursos, técnicas, instrumentos e procedimentos.
Os agentes físicos já eram utilizados para reduzir essas diferenças". Os médicos na antigüidade conheciam os agentes físicos e os empregavam em terapia. Já utilizavam a eletroterapia sob forma de choques com um peixe elétrico no tratamento de certas doenças.
“OU SEJA, ELETROTERAPIA”
O hábito de utilizar as formas de movimento como recurso terapêutico remonta há vários séculos antes da era cristã.
Nessa época acreditava-se que o uso da ginástica estava unicamente nas mãos dos sacerdotes e que era empregada somente com fins terapêuticos, ou seja, os movimentos do corpo humano, quando estudados, racionalizados e planejados eram utilizados no tratamento de disfunções orgânicas já instaladas.
“OU SEJA, CINESIOTERAPIA”

No ano de 2698 ª C. o imperador chinês Hoong-Ti criou um tipo de ginástica curativa que continha exercícios respiratórios e exercícios para evitar a obstrução de órgãos (Lindeman, 1970, p. 177).
Na medicina Trácia e Grega a terapia pelo movimento constituía uma parte do tratamento médico. Galeno (130 a 199 d.C.) consegui através de uma ginástica planificada do tronco e dos pulmões corrigir o tórax deformado de um rapaz até chegar á condições normais (LINDMAN, 1970, p.178). O que se pretendia era basicamente curar os indivíduos que fossem portadores de alguma doença ou deformidade.
“OU SEJA, PNEUMOFUNCIONAL”

Na idade média as "diferenças incomodas "eram consideradas como algo a ser exorcizado. Foi um período onde ocorreu uma interrupção dos estudos na área da saúde. A interrupção desses estudos parece ter tido dois aspectos principais: o corpo humano foi considerado como algo inferior e as camadas superiores da nobreza e do clero começaram a despertar o interesse pôr uma atividade física dirigida para um objetivo determinado que era o aumento da potência física.
As ordens eclesiásticas eram inimigas do corpo. Os hospitais da idade média tinham caráter eclesiásticos , localizavam-se junto aos mosteiros e suas salas de enfermos estavam ao lado das capelas, havendo inclusive altares na sala dos enfermos, não havendo local apropriado para a realização de exercícios (Lindeman, 1970, P.178).
“MEUS DEUS, QUE INRRACIONAL, SÓ FEZ ATRAZAR” =(

No Renascimento volta a aparecer alguma preocupação com o corpo saudável. O humanismo e as artes desenvolveram-se e permitiram, paralelamente a retomada dos estudos relativos aos cuidados com o corpo e o culto ao "físico". Mercurialis apresentou princípios definidos para a ginástica médica que compreendiam:
1-) exercícios para conservar um estado saudável já existente;
2-) regularidade no exercício;
3-) exercícios para indivíduos enfermos cujo estado pode exacerbar-se;
4-) exercícios individuais especiais para convalescentes; 5-
5-) exercícios para pessoas com ocupações sedentárias. (Wheller, 1971, p. 9).
Nessa época nota-se uma preocupação com o tratamento e os cuidados com o organismo lesado e também com a manutenção das condições normais já existentes em organismos sãos. No final do renascimento o interesse pela saúde corporal começa a especializar-se.
Na fase de transição entre o renascimento e a fase da industrialização o uso de recursos físicos passa a ter influencia no mundo ocidental. Don Francisco Y Ondeano Amorós (1779-1849) que não era médico, dividiu a ginástica em quatro pontos, e um deles era a cinesioterapia com a finalidade de manutenção de uma saúde forte, tratamento de enfermidades, reeducação de convalescentes e correção de deformidades. (Lindeman, 1970, p.179).
"G. Stebbin e B. Mesendiac" vêem como finalidade de seu sistema de prevenção de lesões corporais e sua correção, (o sistema Mesendiac dá importância ao trabalho de sustentação muscular através da fisioterapia).
Ling, um professor sueco de ginástica e massagens corretivas teve seu trabalho divulgado através de discípulos como Rothstein, um oficial prussiano que utilizava exercícios preventivos e corretivos nos cuidados com o corpo, na Alemanha.
Na época da industrialização volta o interesse pelas "diferenças incomodas". O novo sistema maquinizado, otimizava a crescente produção industrial trouxe o excesso de trabalho, onde a
população oprimida era submetida a exaustiva e excessivas jornadas de trabalho, as condições
alimentares e sanitárias eram precárias provocando novas doenças como as epidemias de cólera,
tuberculose pulmonar, alcoolismo, e os acidentes do trabalho
Surge então a preocupação das classes dominantes para não perder ou diminuir a sua fonte de
riqueza e bem estar gerados pela força de trabalho das classes baixas.
O exercício físico e as outras maneiras de atuar caracterizam a Fisioterapia no século XX. Klapp desenvolveu em sua técnica a posição de gato para o tratamento dos desvios laterais da coluna vertebral (escolioses) e Kohlransch (1920) situa a cinesioterapia sobre todos os métodos relaxadores e distensores e desenvolve o tratamento de enfermidades internas e ginecológicas.
Durante a guerra surgem as escolas de cinesioterapia, para tratar ou reabilitar os lesados, ou
mutilados que necessitavam readquirir um mínimo de condições para retornar a uma atividade social integrada e produtiva.
A Fisioterapia passa a fazer parte da chamada "Área da saúde" e foi evoluindo no decorrer da
história, teve seus recursos e formas de atuação quase que voltada exclusivamente para o atendimento do indivíduo doente, para reabilitar ou recuperar as boas condições que o organismo perdeu.
As formas de atuação da fisioterapia já evidenciam:
Atuação terapêutica através do movimento(cinesioterapia);
através da eletricidade (eletroterapia);
através do calor (termoterapia),
do frio (crioterapia),
da massagem (massoterapia).
No Brasil, a utilização dos recursos físicos na assistência à saúde iniciou-se pôr volta de 1879, na época da industrialização , devido ao grande número de acidentados do trabalho, e seus objetivos eram voltados para a assistência curativa e reabilitadora.
Em 1929 o médico Dr. Waldo Rolim de Moraes, instalou o serviço de fisioterapia do Instituto Radium Arnaldo Vieira para atender aos pacientes da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Posteriormente organizou o serviço de fisioterapia dos Hospital das Clínicas de São Paulo.
Na década de 50 a incidência de poliomielite atingia índices alarmantes e como conseqüência o
número de indivíduos portadores de seqüelas motoras e que necessitavam de uma reabilitação para a sociedade. O número de pessoas acometidas pêlos acidentes de trabalho no Brasil se apresentava como um dos maiores da América do Sul, e essa expressiva faixa populacional precisava ser reabilitada para reintegrar o sistema produtivo do país.
Em 195l surge no Brasil o primeiro curso para a formação de técnicos em fisioterapia. Em 1956 surgiu o primeiro curso com duração de dois anos para formar fisioterapeutas que atuassem na
reabilitação (Sanchez, 1984, p.31).
Em 1969 a fisioterapia no Brasil foi regulamentada como profissão através do decreto-lei n( 938 de 13 de outubro de 1969.


Tudo “né”, parece até uma coisa da NASA, usar peixe elétrico?!!, loucura não é, mas é assim que se formou a historia da Fisioterapia, o que parece uma profissão recente, mas que inconscientemente existe há milhares de ano. Diferente do que muitos pensam a fisioterapia, não nasce, único, exclusivo na guerra, nossos inteligentíssimos primos CHING LINGS ( os chinesinhos lá), já usavam as suas terapias respiratórias, assim como outras pessoas também colaboraram para o crescimento dessa área...

Nenhum comentário:

Postar um comentário