sábado, 2 de abril de 2011

Osteologia: O estudo dos ossos.

OSTEOLOGIA. HAM? “Diabo é isso?”, você já ouviu falar? Você conhece um Osteólogo? Até pouco tempo eu não! Não vou mentir mas eu não sabia que existia essa ciência, já vi; osteoblastos, osteoclastos, osteócitos, osteosíntese, mas Osteologia nuuuuunca. Foi numa pesquisa sobre sistema esquelético que eu estava fazendo para enriquecer o meu blog que eu vi essa palavra. Antes de começar a falar sobre o sistema esquelético, decide fazer uma pesquisa e falar um pouco da osteologia, um pouquinho mesmo.
A Osteologia é uma ciência que estuda a estrutura, função, forma, disposição, desenvolvimento dos ossos e das articulações em suas estruturas macro e microscópica. Apesar de sua aparência simples, o osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico, formado por um conjunto de tecidos distintos e especializados que contribuem para o seu arranjo final.
Seu nome provém do grego ostéon (osso) + logos (ciência, tratado, discurso).
No que se refere à patologia óssea, a osteologia abrange doenças inflamatórias, tumores, lesões congênitas dos ossos e das articulações e afecções displásticas do esqueleto, causadas por modificações nos componentes orgânicos e inorgânicos.

fonte: http://anatomia.weebly.com/osteologia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário