sexta-feira, 1 de abril de 2011

IMC OU IA? O excesso de gostosura virou gordura?

Será que o IMC (índice de massa corporal), está com seus dias contados? Um novo índice foi criado para medir a obesidade.


Pesquisa feita por um grupo em uma Universidade da Califórnia nos Estados Unidos, informa que para o IAC (índice de adiposidade corporal) quanto maior o quadril, maior a chance do individuo estar acima do peso. Propõe a mudança do IMC, que mede a obesidade há quase 200 anos com base no peso e altura.

IAC (índice de adiposidade corporal) sugere que nosso conceito sobre beleza mude para uma visão mais saudável, por enquanto a pesquisa do IAC foi feita somente com afro americanos e alguns mexicanos. É necessário que seja feita a pesquisa em outros países para que se comprove a funcionalidade do IAC.

COMO CALCULAR O IAC?


Para calcular o IAC, deve-se dividir a circunferência do quadril pela altura vezes a raiz quadrada da altura. Desse resultado, subtrai-se 18. Sua desvantagem é que ele é mais difícil de calcular que o IMC.

No caso dos homens, resultados entre 8 e 20 indicam uma quantidade de adiposidade normal. De 21 a 25 quer dizer que a pessoa está com sobrepeso. Já resultados acima de 26 indicam que a pessoa está com obesidade

Já entre as mulheres, uma quantidade normal de adiposidade corresponde a resultados entre 21 e 32. De 33 a 38 indica sobrepeso. Acima disso a pessoa pode ser considerada obesa. Utilize a fórmula e calcule já seu IAC.

Mas o IAC já é um avanço, um novo método indicativo da obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário