sábado, 2 de abril de 2011

PROPRIOCEPÇÃO X VISÃO

A visão é muito importante, o que seria da gente sem ver o peso das compras em uma balança, como poderia saber se o meu braço encontra fletido sem o auxilio da visão, ou até mesmo saber a força que eu preciso exercer pra erguer tal peso, e o celular, como eu poderia atender uma ligação o celular encontrando-se em modo silencioso?

Simples eu uso a sensibilidade PROPRIOCEPTIVA, não precisamente eu consigo descriminar o peso certo das minhas compras, mas uma idéia de peso, qualquer um pode ter, saber a posição, isso seria o mais fácil e o peso pra erguer algo? Isso nem se fala, e o celular em modo silencioso? Qualquer um responderia o vibracall, mas daria essa resposta sem ter noção porque sentiríamos a oscilação que o celular provoca.
Muitos de nos temos em mente cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar, embora muitos não se sabe, mas nosso corpo é dotado de outras sensibilidades. Sim estou falando de sentir outras coisas, um sexto sentido, quem sabe até sete, oito, não estou falando de mediunidade e sim de PROPRIOCEPÇÃO.
O que muitos não sabem mais propriocepção é a capacidade que temos de reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação ás demais, sem utilizar a visão.
Este tipo específico de percepção permite a manutenção do equilíbrio postural e a realização de diversas atividades práticas. Resulta da interação das fibras musculares que trabalham para manter o corpo na sua base de sustentação, de informações táteis( como noção de peso e presão) e da ajuda do sistema vestibular( ligado ao equilíbrio), localizado no ouvido interno.
Da mesma forma que nossos “sentidos comuns” levam informação para o cerebro de cor, odor, som, o sistema proprioceptivo da informação ao cerebro de um mapa corporal interno de modo que não precisamos monitorar tudo visualmente o tempo todo.
Como citado no começo do texto temos como exemplo: podemos, de ohos fechados saber se nosso cotovelo encontra fletido ou extendido, se nossos joelhos ocilam em flexo-extensão, considerar o peso de uma sacola de supermercado, o tamanho da força e recrutamento das fibras musculares eficientes para levantar certo peso ou até mesmo para sentir o vibracall do seu celular, sim! É essa sensibilidade que lhe avisa quando alguem esta te ligando logo o celular encontrando-se em modo silencioso.
Essa sensibilidade localizada diferente da exteroceptiva, que se encontra na superficie do corpo, a proprioceptiva é uma sensibilidade profunda, ela se encontra nos ossos, tendões, musculos e ligamentos. Neurofisiologicamente essa é uma via rápida de sinapse semelhando a de tato fino, portanto fazem parte do sistema somestésico epicrítico.

Embora a muito tempo seja estudada, ainda é um pouco ultilizada. Na pratica clínica é de fundamental importancia ter o trabalho proprioceptivo, ainda mais quando se fala de esporte, lesões esportivas e na sua prevensão.

Assim como no treino aprimoramos melhor uma tecnica, podemos tambem aprimorar nosso sitema nervoso central a melhorar as reações motoras em resposta a alterações bruscas no posicionamento através de treinamentos proprioceptivos. Esses treinamentos ajudam ao cérebro ficar mais atento a informações proprioceptivas quando o corpo favorece ao desequilíbrio.

Por exemplo, se equilibrar em uma tábua instável, pular em uma cama elástica, correr em uma superfície irregular, isso faz com que os receptores proprioceptivos que se encontram dentro das articulações mandem informações ao sistema nervoso central dizendo quais grupos musculares devem se contrair ou relaxar de acordo com a situação imposta, assim não perdemos a estabilidade prevenindo também qualquer lesão, ou seja, é um mecanismo de proteção, daí a justificativa para a periodização dos treinamentos proprioceptivos nos atletas de alto rendimento com o objetivo de prevenir lesões.
Porém os treinamentos proprioceptivos não se restringem somente à prevenção de lesões, mas também deve ser realizado após uma lesão ligamentar ou articular, pois após um entorse de tornozelo por exemplo os receptores do tornozelo são danificados o que significa que as informações que são enviadas ao sistema nervoso central fica prejudicada causando um prejuízo na capacidade desses ajustes e adaptações de estabilidade aos movimentos, isso aumenta a probabilidade de uma nova lesão ou de um déficit nos movimentos específicos do esporte.
A visão é muito importante na nossa vida, mas não é 100%, ja imaginou uma pessoa com lesão dessa via sensitiva acordar de madrugada em uma falta luz? Ou é mais facil uma pessoa cega conseguir se virar melhor? É bom se lembrar quando se brica de cabra cega.

E para essas pessoas que gastam R$100 nessas pulseiras, eu deixo uma dica, comprem uma tábua de propriocepção, ou imprivisem em casa algo pra se equilibras, é mais barato, é mais ativa, e da resultados, é 100%.

fonte:

http://fisioterapianoesporte.blogspot.com/2010/08/propriocepcao-um-treinamento-que.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário