terça-feira, 3 de maio de 2011

Aparelho desenvolvido por cientistas de Harvard e do MIT, seria capaz de detectar células cancerígenas

TURMADAFISIOTERAPIA

Cientistas da universidade de Harvard, nos EUA, conseguiram desenvolver um aparelho do tamanho de uma moeda capaz de identificar células cancerígenas eo vírus HIV no corpo humano. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (28), e sem dúvida representa uma grande esperança no diagnóstico precoce destas doenças – o que aumenta as chances de cura.

A equipe responsável pelo aparelho é composta de um bioengenheiro de Harvard e um engenheiro aeronáutico do MIT. O invento é tão eficaz que é “capaz de identificar uma única célula cancerígena em uma amostra de sangue, permitindo que médicos consigam determinar rapidamente se o câncer se espalhou pelo organismo”, diz o comunicado.

A ideia é que o equipamento ganhe uma versão de baixo custo para ser usado por médicos em países em desenvolvimento, para substituir os atuais – e caros - métodos de diagnóstico dessas doenças.

O equipamento é uma evolução de uma versão anterior desenvolvida pelo bioengenheiro Mehmet Toner quatro anos atrás. Aquela versão usava sangue coletado de pacientes que circulada por milhares de pequenos tubos de silicone preenchidos com anticorpos que se prendem a células cancerígenas, prendendo-as.

Nenhum comentário:

Postar um comentário