sexta-feira, 20 de maio de 2011

DiaMundial da Saúde

dia mundial saude 2011 banner large pt - dia mundial saude 2011 banner large pt

Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, saúde é o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença.

Uma pessoa saudável não é aquela que não está doente, mas a que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade.

O Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de Abril desde 1950, celebra a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948.

Trata-se de uma forma de estimular a discussão sobre ações que resultem na redução das mortes provocadas pelas doenças escolhidas como temas, no âmbito dos governos federais e da sociedade em geral.

A cada ano a OMS elege um tema importante em saúde e encoraja as pessoas, qualquer que seja sua idade ou origem, a promover atividades que destaquem a importância esse tema para a saúde e o bem-estar. O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única para que as comunidades de todo o mundo se unam durante um dia e promovam ações que possam melhorar nossa saúde.

O Dia Mundial da Saúde 2011 está dedicado à resistência aos antimicrobianos, uma ameaça para a atenção aos pacientes e ao controle das doenças em todo o mundo. A resistência aos antimicrobianos é um obstáculo importante para o êxito no controle do HIV, da malária e da tuberculose – três das principais causas de mortalidade por doenças infecciosas no mundo. Este grave problema também faz com que se torne mais difícil tratar as infecções adquiridas nos hospitais, facilita o aparecimento de “Super Bactérias” resistentes aos principais antibióticos, e cria a necessidade de tratamentos novos, mais caros e mais complexos.

O Dia Mundial da Saúde 2011 pretende despertar a consciência sobre os fatores que contribuem para a resistência aos antimicrobianos, construir o compromisso para encontrar soluções comuns através das doenças, e impulsionar a implementação de políticas e práticas que possam prevenir e conter a resistência aos antimicrobianos.

Fonte: OPAS, CMQV, Portal São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário