sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Fonoforese

A fonoforese ou sonoforese consiste em aproveitar os efeitos térmicos e mecânicos responsáveis pelo aumento da permeabilidade da membrana celular, proporcionados pela onda ultra-sónica a fim de promover a penetração via transdérmica de princípios ativos contidos no meio de acoplamento.
Para além de estar associado a um aumento da permeabilidade da membrana celular e das reações celulares, o ultra-som terapêutico (UST) parece ter ainda efeito na desorganização do estrato córneo e diminuição da resistência cutânea à permeação de princípios ativos. A cavitação é referida como o principal fenómeno responsável pelo aumento da permeabilidade celular, possibilitando a formação de cavidades gasosas entre os lípidos intercelulares, potenciando deste modo, a permeação intercelular.

Adicionalmente, o aquecimento gerado pela passagem da onda ultra-sónica nos tecidos, parece  dilatar os poros de entrada das unidades pilosebáceas e das glândulas sudoríparas e deste modo, favorecer a penetração por via transapendicial.
A efetividade desta técnica é comprovada por diversos estudos. O primeiro estudo encontrado já data 1954, que testou a eficácia do UST como meio facilitador da permeação de hidrocortisona. Vários estudos científicos demonstram que a permeação da cafeína, substância hidrofílica é significativamente superior quando aplicado ultra-som como meio facilitador. Várias substâncias têm sido utilizadas pela fisioterapia dermato-funcional com recurso à eletroforese, entre as quais, centelha asiática, thiomucasa, aminofilina, cavalina, gingko biloba, fucus, calêndula, silício, algas e castanha da índia.
Indicações da Fonoforese:
Contra-indicações da fonoforese:
  • Cancro;
  • Infeções ativas;
  • Gónadas;
  • Útero gravídico;
  • Região cardíaca;
  • Tromboflebites e varizes;
  • Sobre endopróteses;
  • Hemofilia;
  • Globo ocular;
  • Crânio;
  • Alergia ao princípio ativo administrado

Ultimamente, têm surgido no mercado equipamentos com o objetivo de associar a fonoforese com a iontoforese mas com falta de fundamentação científica. Não foram encontrados estudos que apresentem justifiquem o valor acrescentado da associação das duas técnicas, nem estudos que comprovem a eficácia de substâncias que combinem propriedades fonoforéticas e iontoforéticas simultaneamente.

Artigo com Tags , , , , ,

Fonte: http://www.dermatofuncional.pt/fonoforese

Opinião:



Tenho conversado com alguns colegas em relação à eficácia da fonoforese, pois não se sabe se o efeito terapêutico é da fármaco ou do próprio ultra-som. Outro dado que tem que ser levado em consideração é  estudos também são efetuados em uma coxa de um rato que tem meio centímetro de profundidade é diferente em uma coxa humana com 5 cm de profundidade. Mais empiricamente uso e recomendo a fonoforese pois se precisa de um meio de condução qual é o problema de se usar uma droga lipossolúvel?
Vinícius Mendonça Assunção

Nenhum comentário:

Postar um comentário