segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Pesquisa mostra que só 50% dos pacientes toma remédios receitados corretamente

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou essa semana um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), o qual afirma que 75% das prescrições de antibióticos feitas pelos médicos no país estão erradas e pelo menos 50% das drogas prescritas é dispensada ou usada erroneamente.
No intuito de reduzir essas estatísticas, a Anvisa promoveu uma série de seminários regionais para definir estratégias em favor do uso racional de remédios. No Rio de Janeiro, o encontro aconteceu com médicos e farmacêuticos, dos dias 1 a 3 de junho.
Os seminários também já foram realizados em Salvador, Belém e Florianópolis. O encontro carioca foi o último antes de um seminário nacional que discutirá o assunto, em agosto, em Brasília.
Entre outros assuntos, a pauta de discussão abrange o impacto que a propaganda de remédios tem nos hábitos da população. O diretor da Anvisa, Franklin Rubinstein, explicou que nos seminários os profissionais de saúde receberam orientação sobre as conseqüências que a prescrição inadequada de medicamentos, na maioria das vezes influenciada pelos anúncios publicitários, pode causar na saúde dos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário