terça-feira, 7 de agosto de 2012

O alongamento antes de dormir reduz câimbras noturnas em adultos

Um estudo realizado na Holanda com 80 adultos (acima de 55 anos) revelou que o alongamento antes de dormir pode reduzir a frequencia e a intensidade da câimbras noturnas que são típicas desta faixa etária. Veja abaixo os detalhes do estudo:

Introdução: A câimbras noturnas tendem a aumentar com o avanço da idade. As causas são desconhecidas mas fatores precipitantes são reconhecidos como um desequilíbrio eletrólito (Monderer et al 2010), substâncias como diuréticos, morfina, estóides e lítio (Butler et al 2002, Kanaan and Sawaya 2001, Monderer et al 2010) e inatividade física (Monderer et al 2010, Sontag and Wanner 1988). A quinina e a hidroquinona se mostraram moderadamente eficazes em reduzir as câimbras (El-Tawil et al 2010, van Kan et al 2000) mas podem produzir efeitos colaterais severos.

Participantes: Oitenta adultos com mais de 55 anos com câimbras na perna noturnas que não foram tratados com a quinina.

Intervenção: Grupo experimental fizeram alongamentos da panturrilha e dos isquiotibiais imediatamente antes de ir dormir, por seis semanas, todos os dias. O grupo controle não executou nenhum exercícios de alongamento específico. Ambos os grupos continuaram outras atividades usuais.

Medidas do resultado: Os participantes registraram a  freqüência de cãimbras  noturnas na perna em um diário. Os participantes igualmente registraram a severidade da dor associada com as cãimbras em uma escala analógica visual de 10 cm onde 0 é sem dor e 10 a pior dor imaginável. Os eventos adversos também foram registrados.

Resultados: Todos os participantes terminaram o estudo. Em seis semanas, a freqüência de cãimbras noturnas diminuiu significativamente mais no grupo experimental (CI 0.6 a 1.8 de 95%). A severidade das cãimbras noturnas também diminuiu  significativamente mais no grupo experimental do que no grupo de controle, diferença média 1.3 cm (CI 0.9 a 1.7 de 95%) na escala analógica visual de 10 cm.

Conclusão: O alongamento noturno antes de ir dormir reduz a freqüência e a severidade de cãimbras na perna noturnas em adultos.

Referência: Stretching before sleep reduces the frequency and severity of nocturnal leg cramps in older adults: a randomised trial.  Joannes M Hallegraeff, Cees P van der Schans, Renee de Ruiter and Mathieu HG de Greef. Journal of Physiotherapy 2012 Vol. 58

Nenhum comentário:

Postar um comentário