terça-feira, 7 de agosto de 2012

Terapia manual na asma

Diversos praticantes de técnicas manuais tem postulado que as mesmas podem ser usadas em condições não musculoesqueléticas, doenças sistêmicas ou viscerais. Entre estas se inclue o uso em doenças respiratórias como a asma. A osteopatia e a quiropraxia são linhas que tendem a adotar tais crenças.
Em uma recente revisão da Cochrane tais assunções foram avaliadas através de uma revisão sistemática da literatura e a conclusão é que terapia manual é ineficaz no tratamento ou como coadjuvante do tratamento da asma. Segue o resumo da pesquisa:

Objetivos
Avaliar as evidências para os efeitos da terapia manual no tratamento de pacientes com asma brônquica.

Busca em bancos de dados
Procuramos por ensaios em bancos gerais  (EMBASE, CINAHL e MEDLINE) e bancos de dados especializados ((Cochrane Complementary Medicine Field, Cochrane Rehabilitation Field, Index to Chiropractic Literature (ICL), and Manual, Alternative and Natural Therapy (MANTIS)). Além disso, avaliou-bibliografias dos estudos incluídos, e contato com os autores dos estudos conhecidos para obter informações adicionais sobre os ensaios publicados e não publicados. Data da pesquisa mais recente: agosto de 2004.

Critério de seleção
Estudos foram incluídos se eles: (1) foram randomizados, (2) incluiu crianças asmáticas ou adultos; (3) examinou um ou mais tipos de terapia manual e (4) incluiu os resultados clínicos com períodos de observação de pelo menos duas semanas.

Resultados
De 473 citações originais, 68 artigos em texto completo foram recuperados e avaliados, o que resultou em nove citações a três ERC adequados para a inclusão. A qualidade metodológica de dois estudos examinando a manipulação quiroprática foi boa e nestes não se encontrou diferenças significativas entre a manipulação da coluna pelo quiroprata e uma manobra falsa em qualquer um dos resultados medidos. Um pequeno ensaio comparou massagem terapêutica com um grupo controle de relaxamento e encontrou diferenças significativas em algumas medidas de função pulmonar. No entanto, este estudo teve características pobres de metodologia.

Conclusão dos autores
Não há evidência suficiente para apoiar o uso de terapias manuais para pacientes com asma.
Fonte: http://www.thecochranelibrary.com/view/0/index.html
Técnicas manuais devem ser usadas apenas no tratamento de disfunções de origem neuro-musculo-esquelética já que há fortes evidências para tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário