quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DTM - Requer Tratamento Interdisciplinar!


O termo "ATM" é a abreviação para Articulação Temporomandibular, que é a responsável pelo movimento de abrir e fechar da boca. Qualquer problema que interfira com o funcionamento desse complexo sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos podem resultar em uma Disfunção Temporomandibular (DTM).

Por causa da variedade dos sintomas existentes da ATM, o diagnóstico preciso, às vezes, é difícil. De qualquer modo, há alguns sintomas clássicos que envolvem a mandíbula, ouvidos, cabeça, face e dentes. O sintoma mais comum é o estalido das mandíbulas. Este barulho pode ser alto, o que pode ser ouvido pelos outros enquanto a pessoa mastiga. Pode haver ou não dor no movimento. Mas uma coisa é certa, se há um deslocamento do disco, como é normalmente no caso de barulho, os músculos que movem a mandíbula estão mais tensos que o normal. Isto pode ou não causar dor facial, no pescoço ou na cabeça.

O deslocamento da ATM também pode causar uma mudança na oclusão dental ou na mordida. Se o disco da ATM vai para outro lugar, os ossos e o disco não se juntam devida e corretamente, e a mordida que o paciente realiza se modifica. Pode haver dor de ouvido, sendo a dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns nos problemas de ATM. Normalmente, a dor de cabeça é localizada nas têmporas e atrás da cabeça.

Para o paciente, muitas vezes passa desapercebido que um problema oclusal e ou postural pode ser um o vilão da suas cefaléias, DTMs e dores faciais. Cabe ressaltar que a influência da coluna cervical nas estruturas da mastigação é freqüentemente ignorada, porém na maioria das vezes é um fator desencadeante para suas dores.

O tratamento é multidisciplinar. A fisioterapia associada ao tratamento odontológico trás resultados positivos. A fisioterapia trabalha com massagem facial e cervical, mobilizações articulares e teciduais, e correção postural. Hoje já sabemos que o tratamento se bem conduzido por especialista da área de ATM, sejam eles dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos, os resultados são surpreendentes.

Matéria: Profa. Dra. Daniela Ap. Biasotto-Gonzalez (autora do Livro Abordagem Interdisciplinar das Disfunções Temporomandibulares)

Edição: Ana Carolina Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário