É cada vez mais comum empresas adotarem estratégias de marketing voltada para seu público interno. Muitas vezes, as empresas dirigem seus esforços para um certo grupo dentro de seus stakeholders e acaba esquecendo de um de seus principais pilares: os seus
É cada vez mais comum empresas adotarem estratégias de marketing voltada para seu público interno. Muitas vezes, as empresas dirigem seus esforços para um certo grupo dentro de seus stakeholders e acaba esquecendo de um de seus principais pilares: os seus colaboradores internos. E é pensando nesses colaboradores e no quanto estes são imprescindíveis para o crescimento e sucesso das empresas, é que muitas delas vêm apostando no Endomarketing. O objetivo do Endomarketing, ou marketing interno, é motivar os funcionários, de modo que eles se sintam parte integrante da empresa, se sintam importantes com o seu trabalho.Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado. Há aqueles que dizem que significa toda e qualquer ação de comunicação interna, enquanto há quem acredita que trata-se de ações de incentivo a funcionários. A verdade é que Endomarketing vai muito além do que simplesmente motivar. Claro, que a motivação é tão relevante quanto as metas traçadas e alcançadas. A motivação traz atualização, interação entre marca e produtos e o reconhecimento de um profissional. Mas, deve-se ter em mente que a motivação vem de dentro para fora e o incentivo vai de fora pra dentro e que a motivação depende se o DNA do funcionário está compatível com o da empresa, pois os valores e princípios devem ser parecidos
As empresas se lançam em palestras motivacionais, eventos, café da manhã com o presidente mas, às vezes, se esquecem que estas estratégias não devem ser isoladas ou simplesmente ocasionais. É claro que a empresa deve estimular seus funcionários, mas só isso não é o bastante. Empresas como Google, Microsoft, Apple e Toyota, por exemplo, são conhecidas por possuir o Endomarketing em seu DNA. Estas companhias estimulam seus funcionários através de ações focadas no bem-estar deles o que, conseqüentemente, melhora a produção e a capacidade intelectual das equipes. As empresas primeiramente precisam planejar, pois não basta aplicar estratégias de endomarketing para resolver um problema imediato. Algumas empresas têm em mente que uma estratégia de motivação é Endomarketing quando na verdade é uma ferramenta que precisa de estudo antes de ser aplicada e de tempo para ser assimilada pelos funcionários. Especialistas recomedam que nesta etapa inicial as empresas busquem identificar os pontos fortes e fracos de seus funcionários, para assim terem uma base para implementarem esse sistema.
É preciso ampliar a área de atuação das estratégias aplicadas. Empresas como a Fiat faz com que suas estratégias de marketing interno façam parte não só da vida de seus funcionários, como também de sua família. A empresa oferece festas de bodas para aniversários de casamento e festa de debutantes para as filhas de seus colaboradores. Além do mais, ela trata cada colaborador como se fosse o primeiro cliente da montadora, oferecendo, por exemplo, test-drive aos mesmos. É preciso fazer com que o funcionário tenha orgulho de trabalhar na empresa e que se comprometa com os resultados, além de claro, oferecer qualidade de vida ao mesmo. Cada funcionário deve saber a importância do lugar onde trabalha, bem como sua própria importância, pois só assim ele poderá ter um bom ambiente de trabalho e equipe.
Ao promover ações de marketing para seus colabordores, as empresas precisam compartilhar a visão da empresa entre eles. Informação é a palavra-chave para essa questão. Quanto mais informado o colaborador estiver, maior o entendimento e a compreensão do papel e da contribuição dele para a empresa. Criar canais e ações de comunicação e de integração dentro da empresa é fundamental para a disseminação de informações e para fazer com os que os funcionários se sintam parte da empresa e do que está acontecendo, além de caminharem na direção dos objetivos empresariais. Utilizar a tecnologia neste sentido pode ser uma ótima opção, pois ela permite que o processo de comunicação seja mais flexível e rápida entre as equipes e seus gestores. Outra estratégia que deve ser utilizada é o treinamento de funcionários, que auxiliam na capacitação dos mesmos, ao mesmo tempo que permite que estes se sintam mais interligados com o seu trabalho e melhor preparado para exercer suas funções.
As empresas devem ter em mente que o endomarketing é um elemento imprescindível para o sucesso da empresa e para o crescimento dos negócios. A confiança do público, tanto interno como externo, é uma consequência direta do endomarketing. Como o próprio Kotler já dizia, o marketing interno deve anteceder o marketing externo. As empresas que souberem adotar estratégias de marketing interno, de forma planejada e embasada, só têm a sair ganhando.
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