quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Quiropraxia - Mãos que Curam!


Dor na coluna é um dos incômodos mais comuns da humanidade. Nos Estados Unidos esta é a quinta causa mais comum de consultas médicas. Em torno de 90% dos adultos sofrem do mal em algum ponto da vida, e 50% dos adultos que trabalham têm dor de coluna todos os anos. No Brasil, é considerada a segunda maior causa de afastamento do trabalho. Dentre os tratamentos existentes para sanar o problema, está a quiropraxia, prática que surgiu nos Estados Unidos em 1895.

Esta é uma técnica que faz uso de vários métodos terapêuticos, entre eles o ajustamento manual e a manipulação da articulação, para alinhar a coluna. Esse alinhamento reflete positivamente na prevenção de doenças do sistema nervoso, muscular e esquelético. A técnica baseada em conceitos específicos dos sistemas neuro-músculo-esquelético, apresentando como base primordial, o olhar global para o paciente.

O nome Quiropraxia provém do grego, sendo que quiros significa mãos, e práxis significa exercer, praticar. Portanto, é contemplada por apresentar a arte de “curar” e tratar com as mãos. Através de técnicas de manipulação e de ajustes articulares precisos, a Quiropraxia possui o objetivo de reequilibrar o fluxo de informações nervosas entre os sistemas envolvidos, reestabelecendo e realinhando possíveis subluxações e/ou fixações conhecidas como “desordens articulares”, que podem interromper a harmonia deste fluxo.

A técnica foi desenvolvida por um imigrante canadense chamado Daniel David Palmer, em 1895, em Iowa, nos Estados Unidos, sendo hoje, considerada neste país, a segunda maior área de tratamento para a saúde, superada apenas pela Medicina. Cada vez mais, esta técnica tão estudada e fundamentada nos Estados Unidos vem atravessando fronteiras, apresentando aproximadamente 100 mil profissionais (Doctors of Chiropractic) aptos para exercer a profissão, em mais de 70 países de todo o mundo.

Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a técnica se propõe a diagnosticar e tratar desvios da coluna vertebral, fazendo com que eles voltem à posição original, através da manipulação e alinhamento das articulações. A quiropraxia já é regulamentada em mais de 70 países. No Brasil, a profissão ainda não é regulamentada, mas já está incluída no Código Brasileiro de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho. Até o momento, apenas profissionais formados em Fisioterapia estão aptos a exercer a técnica da quiropraxia.

O fisioterapeuta Luis Marcelo Osório C. Neto acredita que em aproximadamente dois a três anos esta técnica será tão conhecida e procurada quanto outros tratamentos conservadores para disfunções na coluna vertebral. Luis Marcelo chama a atenção para este fato, pois considera a Quiropraxia uma ciência capaz de atuar em diferentes disfunções do corpo humano, tais como dores agudas e/ou crônicas da coluna vertebral, dorsalgias, lombalgias, cervicalgias, lombocialtalgias, hérnia de disco, cefaléias tencionais, alterações posturais (cifose, escoliose e lordose), fixações e alterações articulares, dentre outras disfunções do sistema músculo-esquelético.

O paciente que deseja fazer o tratamento deve ser submetido a uma avaliação e exame físico criterioso, a fim de identificar todas as possíveis causas. Após realizada a avaliação, o terapeuta apresentará o diagnóstico encontrado e, da mesma maneira, explicará os tratamentos e ajustes quiropráxicos que o paciente necessitará. Tais manipulações são realizadas com cuidado, com movimento e velocidade adequados, a fim de não prejudicar o estado do paciente. Tais ajustes e manipulações podem vir acompanhados de possíveis estalidos articulares, promovendo bem estar ao paciente.

Matéria: Luís Marcelo O. C. Neto

Edição: Ana Carolina Sousa

Publicação: Jamim Rivadavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário