terça-feira, 16 de novembro de 2010

Natação e asma, este mês no Jornal de Pediatria



Recebi por e-mail os trabalhos publicados este mês no Jornal de Pediatria (JPED para os íntimos), e como de costume acessei o site para ler na íntegra alguns dos artigos, sendo que um deles me chamou bastante atenção. O artigo chamado "Avaliação espirométrica e da hiper-responsividade brônquica de crianças e adolescentes com asma atópica persistente moderada submetidos a natação". O nome impressiona, mas não é só pelo título que recomendo a leitura deste trabalho. Trata-se de um ensaio clínico controlado e randomizado, com uma metodologia bastante interessante, com direito a cálculo de tamanho amostral e otras cositas más. Mas além da metodologia, o grande lance deste trabalho é que ele ajuda a responder a pergunta: Fazer natação é bom para quem tem asma?

Todo mundo já ouviu falar que natação é bom pra asma. Aproveito pra dizer que minha avó afirmava que banho frio também era muito bom pra asma. Aliás, ela também dizia que leite com manga era veneno e que assobiar de noite atraía cobras... Pois é, acabamos de entrar no terreno das crenças, e em alguns casos, as crenças populares podem ser muito convincentes. A relação entre asma e natação é uma destas situações. A propósito, quantos trabalhos científicos você já leu que justifiquem esta recomendação? Ou que compare um grupo de asmáticos nadadores a um grupo de asmáticos não nadadores?

O grande lance deste artigo é que ele investigou os efeitos da natação em uma população de asmáticos utilizando uma metodologia consistente e muito bem elaborada. Já na introdução os autores fazem uma mini revisão sistemática sobre o tema e levantam os trabalhos com resultados conflitantes e comentam a metodologia empregada. Vale ressaltar que este artigo mereceu um editorial, onde estas e outras questões também são levantadas. De fato o tema é fascinante e os autores fizeram um excelente trabalho (metodologia legal, leitura fácil e discussão brilhante) que certamente vai ajudar e muito a entendermos se natação é bom ou ruim para nossos pacientes asmáticos.

Quem quiser acesso ao texto integral, basta fazer o cadastro no JPED, é gratuito e de quebra você ainda recebe e-mails lhe avisando toda vez que sair um número novo da revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário