Muitas academias estão transformando os exercícios de pilates em ginástica localizada sem se atentar que o método criado por Joseph Pilates, quando usado com o objetivo de ganho de força e de hipertrofia de forma isolada, pode provocar lesões graves. É o alerta que faz a fisioterapeuta e doutora em plasticidade muscular Eliane Coutinho, diretora da FisioCiência.
— O método pilates está fundamentado no equilíbrio neuro-muscular global. Quando os exercícios são realizados usando grupos musculares de forma isolada ele pode levar a desequilíbrios de forças musculares levando a sobrecargas e a lesões articulares e até desequilíbrio postural — explica.
Eliane destaca que o pilates prima por equilíbrio de forças entre os músculos agonistas e antagonistas associado com alongamento dos mesmos grupos musculares, o que proporciona força e flexibilidade de forma organizada.
— Outro aspecto importante é que embora um determinado exercício esteja trabalhando os músculos da coxa por exemplo, as demais articulações devem estar estáveis. É o caso da coluna vertebral, que deverá estar sempre estabilizada durante todos os exercícios, caso contrário o aluno poderá sair da aula com dor — destaca.
Segundo Eliane, para entrar em forma através dos exercícios de pilates e ganhar hipertrofia muscular (aumento da área e do comprimento do músculo), o método pilates apresenta um repertório diversificado de exercícios no solo e nos equipamentos.
— A melhor escolha são os exercícios com alavancas maiores, geralmente os de grande amplitude que promovem maior recrutamento muscular — aconselha.
A especialista também destaca a importância do instrutor de pilates escolher os exercícios que melhor se adequam às necessidades do aluno e que promovam o fortalecimento de todos os grupos musculares.
Fonte:http://www.crefito5.org.br/noticias/fisioterapeuta-alerta-para-abuso-do-exercicios-de-pilates.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário