terça-feira, 16 de novembro de 2010

Obesos devem ter cautela com articulações dos membros inferiores

gorda

Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2006 a 2009 a proporção de pessoas acima do peso subiu de 42,7% para 46.6%

Sempre que se fala em obesidade, os principais problemas de saúde ocasionados por ela que todos pensam de imediato são Hipertensão, Diabetes e doenças cardíacas. Poucos lembram que o excesso de peso pode levar uma pessoa a deixar de se locomover com independência e sofrer de muitas dores, pois as articulações dos membros inferiores são altamente vulneráveis ao sobrepeso. Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2006 a 2009 a proporção de pessoas acima do peso subiu de 42,7% para 46,6% e o percentual de obesos cresceu de 11,4% para 13,9% no mesmo período. Quase metade da população brasileira com 20 anos ou mais está com excesso de peso de acordo com a pesquisa de orçamento familiares divulgada em agosto pelo IBGE. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, revela que nos últimos seis anos, os índices de obesidade cresceram 1 ponto percentual a cada 12 meses. O sobrepeso é maior entre os homens: 51%, ante 42,3% nas mulheres e atinge todas as faixas etárias. As informações foram obtidas através da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, realizada em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

A partir desse quadro, não é difícil imaginar a quantidade de pessoas que sofrem de doenças crônicas nas articulações. O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) alerta para o cuidado com as patologias de joelho, que podem desencadear várias doenças. A condromalácia, mais popularmente conhecida como “joelho de corredor”, é a primeira da lista em número de casos de atendimento. Trata-se de uma doença caracterizada por inflamação seguida de amolecimento da cartilagem articular e que, se não tratada a tempo, pode evoluir e incapacitar os joelhos. A segunda patologia mais comum é a artrose, seguida pela lesão meniscal degenerativa e lesão de cartilagem articular do joelho.

O especialista Hugo Cobra, do Into, explica que existem grupos mais propensos a desenvolverem este tipo de problemas. “Pessoas com desvio de eixo no joelho e/ou que realizam atividades físicas de impacto quando estão acima do peso são candidatas a estas doenças”, ressalta. O tratamento, em primeiro estágio, é feito à base de medicação e de programas de reabilitação (fisioterapia e alongamentos musculares). Caso não haja melhora no quadro, é necessário recorrer à cirurgia.

Quando o assunto é saúde, a palavra é prevenção. Para evitar o sobrepeso e, consequentemente, problemas articulares é fundamental cuidar da alimentação e manter uma vida saudável, com prática de atividades físicas de maneira adequada. Mas cuidado com os exercícios de alto impacto, Dr. Hugo alerta: “todos os exercícios devem ser supervisionados e, em caso de sobrepeso na balança, a preferência é pela escolha de atividades mais leves”.

Fonte: http://www.crefito5.org.br/noticias/obesos-devem-ter-cautela-com-articulacoes-dos-membros-inferiores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário